Seguindo o objetivo de promover e desenvolver ações inovadoras de ensino e pesquisa que integrem tecnologias digitais à UFMA, o Projeto Institucional UFMA Virtual, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), lançou, na quinta-feira, 10, novos cursos de extensão, o cadastro inovador nos cursos EaD para participantes estrangeiros e o curso “PRA-EAD+”, que é o primeiro curso formativo no formato híbrido para os docentes da UFMA.
Os lançamentos de hoje são frutos do incremento tecnológico feito nos últimos anos para o fortalecimento da educação a distância na UFMA. “É uma alegria imensa comemorar os avanços significativos observados nos processos educacionais. Utilizar as ferramentas da EaD é uma evolução na metodologia de ensinar”, observou Natalino Salgado, reitor da UFMA.
Segundo a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, o incentivo da administração superior foi fundamental para os avanços conquistados. “O fato de a DTED ser uma diretoria com status de superintendência, ligada diretamente ao gabinete da reitoria, facilitou os nossos avanços”, pontuou a diretora.
O primeiro lançamento da manhã foi o “PRA-EAD+: curso de Produção de Recursos Autoinstrucionais para a EaD”, que será o primeiro curso formativo, no formato híbrido, para os docentes da UFMA, abordando a produção de recursos autoinstrucionais para EaD. O processo seletivo será por meio de edital público, que será lançado no final de agosto.
Em seguida, foram anunciados os novos cursos de extensão, sendo eles: “Redação Corporativa”, “Elaboração e Estruturação de Projetos de Pesquisa” e “Introdução à Programação com Python”. Os novos cursão são 100% on-line, com carga horária total de 60 horas e certificado imediato após a conclusão. As inscrições já estão abertas no site da UFMA Virtual.
Durante a exposição das inovações tecnológicas do UFMA Virtual, foi apresentado o cadastro inovador nos cursos EaD para participantes estrangeiros, o que facilita o acesso de pessoas em outros países à plataforma UFMA Virtual.
A aplicação da tecnologia em prol da democratização do conhecimento e como ferramenta para a formação de pessoas foi destacada pela Pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi. “É muito importante que se diga: hoje falamos em tecnologias, nós estamos falando absolutamente de tecnologias sociais. Tecnologias educacionais formam pessoas e melhoram o mundo. A gente sabe o tanto da nossa responsabilidade e como é fundamental que cheguemos cada vez mais junto das pessoas, dando acesso e democratizando o saber”, analisou Zefinha Bentivi.
UFMA Virtual:
O Projeto Institucional UFMA Virtual foi criado para promover e desenvolver ações inovadoras de ensino e pesquisa que integrem tecnologias digitais à UFMA. A iniciativa oferece qualificação contínua, por meio da EaD, à comunidade acadêmica, a profissionais do Estado do Maranhão, do Brasil e de países de língua portuguesa conveniados com a UFMA.
FONTE: DCOM/UFMA