Na atualidade, diversos estudos científicos têm demonstrado uma combinação alarmante: comportamentos de risco como tabagismo, dieta não-saudável, entre outros fatores, podem estar associados tanto às manifestações bucais – que necessitam de tratamento especializado -, quanto às doenças crônicas não transmissíveis, conhecidas como DCNTs.
De acordo como IBGE (2020), 52% das pessoas com 18 anos ou mais foram diagnosticadas com pelo menos um tipo de doença crônica não transmissível (DCNT) no país. O que acarreta grandes impactos na qualidade de vida dessa população, incluindo a saúde bucal.
No âmbito do SUS, as políticas de assistência odontológica entendem essa relação. Por isso, organizam suas práticas de modo que o cuidado ao paciente inserido nesse contexto seja ofertado de modo integralizado e multidisciplinar, com o apoio de uma equipe de Saúde Bucal qualificada e que possa direcionar, quando necessário, para outras linhas de cuidado.
Nesse sentido, a UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas para cursos nessa temática. No total, são quatro capacitações que abordam os diferentes fatores relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis e os efeitos delas na saúde bucal dessa população. As ofertas são fruto da parceria com o Ministério da Saúde, a Faculdade de Odontologia da FOUSP e o Programa de pós-graduação em Odontologia da UFMA. São elas:
- Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Doenças Cardiovasculares;
- Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Doenças Respiratórias Crônicas;
- Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer”.
Juntos, os cursos somam mais 58 mil inscritos e ficam disponíveis para matrículas até 11 de agosto de 2023. Podem se inscrever cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Básica, professores, estudantes e demais interessados pela temática.
Para a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, as ofertas atendem com excelência o trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, impacta de forma positiva a saúde do país.
“Multiplicar conhecimento é a chave do desenvolvimento na sociedade. Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD, oportunizamos que às pessoas atuem como multiplicadores de conhecimento qualificados na área de odontologia, enfatizando o cuidado especializado e integrativo no SUS”, observou Ana Emilia, que também é coordenadora da UNA-SUS/UFMA.
Em relação à certificação, o aluno poderá obter o certificado de cada curso concluído individualmente ou da carga horária total do Programa (180 horas), uma vez concluídos com êxito todos os cursos que o compõem.
“Vale lembrar que as oportunidades educacionais da UNA-SUS/UFMA são desenvolvidas a partir de um modelo pedagógico dinâmico e que estimula a autonomia do estudante, possibilitando ao profissional montar sua própria rotina de estudo com o suporte de diferentes recursos educacionais, tornando o processo ensino-aprendizagem mais interativo”, completou Oliveira.