As matrículas continuam abertas e podem ser realizadas até 11 de agosto de 2023.
O atendimento de pessoas com diagnóstico de epilepsia é comum na Atenção Primária à Saúde (APS). Por essa razão, os profissionais que atuam nessa linha de cuidado buscam conhecer as definições, classificações e os manejos corretos para esses casos, sendo fundamental diferenciar, por exemplo, epilepsia de crise epiléptica para melhor assistência ao usuário. De modo a contribuir com a qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Cuidado em crises epilépticas e epilepsia, que já alcançou mais de 15 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem.
As matrículas continuam abertas e podem ser realizadas no site unasus.ufma.br até 11 de agosto de 2023. Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação. O certificado é gratuito e validado pela UFMA.
A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), além de estar disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, podcast e questionário.
TEMÁTICAS ABORDADAS – Neste curso, o estudante terá acesso aos recursos para avaliação dos riscos e vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas na APS, bem como diretrizes para organizar o processo de trabalho das equipes de atenção, além de revisar o manejo da crise epiléptica e epilepsia na Atenção Primária à Saúde.
Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: Avaliação de risco e vulnerabilidades; Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS); Organização do processo de trabalho das equipes de APS; Definição e classificação das crises epilépticas; Causas e Diagnósticos das crises epilépticas; Tratamento das crises epilépticas e epilepsia; Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de crises epilépticas e epilepsia.
A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).