Envelhecimento populacional, obesidade, má-alimentação e sedentarismo são os principais fatores responsáveis pelo aumento da Diabetes Mellitus e da Hipertensão Arterial ao redor do mundo. No Brasil, esses agravos estão entre as causas recorrentes de internações por demanda espontânea no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o objetivo de contribuir na qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho das equipes de saúde, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para nova oferta do curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Após um período de atualização pedagógica, conforme orientação do Ministério da Saúde, a capacitação retorna ao ambiente virtual de aprendizagem, com matrículas até 31 de agosto na plataforma SAITEAVA.ORG.
A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
TEMÁTICAS ABORDADAS E PÚBLICO-ALVO
Com carga horária de 30 horas e ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como avaliação de riscos e vulnerabilidades e o cuidado em saúde direcionado às complicações agudas do Diabetes Mellitus (DM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: recursos multimídias, cartilhas, infográficos, apresentações e e-books interativos. Como público-alvo da capacitação estão profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação.
CERTIFICAÇÃO
O aluno poderá emitir a sua certificação após concluir todas as etapas e tarefas presentes na sala virtual e obter nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). Para mais informações sobre as estratégias avaliativas do curso, visite a página de apresentação da capacitação no ambiente virtual de aprendizagem, o SAITE AVA.
O certificado é gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.