Compreender o processo de classificação de risco e vulnerabilidades são cruciais para organização do fluxo de trabalho das equipes, a fim de reconhecer os cuidados na Atenção Primária à Saúde (APS). Como principal porta de entrada para o acolhimento das necessidades em saúde da população, a APS atende situações de urgência e emergência, com ocorrências que podem ameaçar a vida se não forem cuidados adequadamente. Nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA oferta os cursos “Cuidado em situações frequentes de dor” e “Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras”, temas que estão presentes entre as queixas comuns no atendimento à demanda espontânea da APS.
As capacitações possuem carga horária de 30h e estão com inscrições abertas até 28 de fevereiro. A oportunidade é voltada aos profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso, que buscam qualificação no atendimento às pessoas que apresentam esses tipos de queixas, entendendo a fisiologia e o manejo, além de utilizar tecnologias que possam auxiliar e otimizar a abordagem clínica para esses agravos.
Cuidado em situações frequentes de dor
A capacitação enfoca os protocolos de cuidados, os critérios para encaminhamentos a outros níveis de atenção e os processos de identificação dos diferentes tipos de dor, assim como auxilia as equipes de saúde a realizarem o atendimento adequado diante de toda a complexidade relacionada a essas ocorrências.
Com carga horária de 30 horas, ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como: avaliação de risco e vulnerabilidades; identificação da relação com o trabalho e medidas de promoção e prevenção das situações frequentes de dor; conceitos, diagnóstico e tratamento das crises agudas de cefaleia, dor abdominal, otites, faringites, dor lombar e dor torácica.
Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras
Já, se tratando sobre pacientes vítimas de queimaduras, o profissional precisa entender os conceitos, o manejo desses pacientes, bem como os tipos e características apresentadas por estes tipos de lesões. Dessa maneira, o curso aborda as causas mais comuns, como deve ser realizado o tratamento e o acompanhamento dessas pessoas no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Dentre os assuntos já citados, o curso também aborda temas como: epidemiologia das queimaduras, caracterização e diagnóstico da extensão da lesão, avaliação de risco e vulnerabilidades, primeiros socorros e remoção de pacientes vítimas de queimaduras, entre outros assuntos que fazem parte desse contexto.
Durante a jornada de estudos, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: podcast, vídeo, e-books, infográficos, material em PDF e questionário. Como público-alvo da capacitação estão profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados na capacitação.
As oportunidades educacionais são fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
Faltam poucos dias para encerrar as inscrições, não perca a oportunidade de garantir uma capacitação gratuita com certificação pela UFMA. Acesse unasus.ufma.br!