Os cuidados com a saúde bucal são extremamente importantes para a saúde da população e os profissionais devem estar preparados para oferecer um tratamento adequado e de qualidade. No atendimento odontológico da pessoa com deficiência, a oferta de serviços é ainda mais especializada.
Nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA traz em sua plataforma o curso Cuidado em saúdebucal para pessoas com deficiência na Atenção Primária à Saúde, que discute a assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral e Síndrome de Down.
Com carga horária de 45 horas, a capacitação permitirá que o dentista ofereça assistência em saúde bucal para a Pessoa com Deficiência de acordo com as especificidades dessa população, compreendendo cada caso e traçando estratégias para ofertar o melhor atendimento.
“O atendimento na clínica deve ser planejado de forma a reduzir os fatores de estresse, como, por exemplo, atendimentos com hora marcada, redução do tempo de espera e de ruídos no ambiente ambulatorial. O acompanhante precisa ser orientado para auxiliar no gerenciamento do comportamento e durante os procedimentos operatórios para o posicionamento na cadeira odontológica e comunicação com o paciente”, explica Sofia Takeda Uemura em material didático do curso.
A capacitação é gratuita, on-line e autoinstrucional. O público-alvo são cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, estudantes da saúde e demais interessados pela temática. As inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro no site unasus.ufma.br.
Desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade e, também, com versão para dispositivos móveis, a oferta educacional disponibiliza diversos recursos educacionais, tais como: materiais em PDF, infográficos, e-books, folders, game e questionário.
O curso é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) – e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.
A capacitação possui certificado gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.