As matrículas estão abertas e podem ser realizadas plataforma saiteava.org.
Compreender o percurso em busca de diagnóstico e tratamento vivenciado por pessoas com condições raras de saúde é uma das propostas do curso ofertado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) intitulado “Itinerário das pessoas com doenças raras”.
As matrículas estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27 de abril na plataforma saiteava.org. Realizado em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), a oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e tem início imediato.
Com carga horária de 30 horas, o curso discute as estratégias de cuidado integrado entre equipes multidisciplinares e a história das doenças raras, além de abordar o fluxo de atendimento direcionado às pessoas com doenças raras, as diretrizes para a redução do itinerário terapêutico e os seus direitos.
Durante a experiência de ensino-aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia e e-books. Após conclui todas as atividades do curso, o aluno poderá emitir certificado gratuito e validado pela UFMA.
Quem pode se inscrever?
Pessoas com doenças raras, cuidadores, familiares, profissionais de saúde que atuam na reabilitação das pessoas com doenças raras, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.
Saiba mais
O curso “Itinerário das pessoas com doenças raras” faz parte do Programa de Aperfeiçoamento “Capacitação e Informação em Doenças Raras”.
Ao todo, o Programa é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais (sem a mediação de tutores). O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos forem concluídos no ambiente virtual de aprendizagem, o SAITE AVA.