O Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde em parceria com a Universidade Federal do Maranhão por intermédio da Diretoria de Tecnologias na Educação da UFMA, realizaram na manhã do dia 12 de dezembro de 2022, de forma virtual, o lançamento do curso de Formação de Preceptores para a Educação em Saúde – FORPRES. A solenidade foi transmitida no canal institucional do MEC e da UFMA no YouTube e pode ser revisitada em:
A mesa de abertura do evento contou com a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza; do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho e do representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Valter Joviniano de Santana Filho.
O Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza, enfatizou a importância da iniciativa: “O FORPRES é importante porque visa a formação continuada dos preceptores da educação em saúde. É um curso que inicia com 100 mil vagas e aborda principalmente as questões tecnológicas. As tecnologias são importantes em todas as áreas, principalmente na área da formação em saúde, com foco em ferramentas digitais que apoiam as práticas pedagógicas”.
Para o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, o curso é fundamental para qualificação dos profissionais de saúde: “Na qualidade de reitor, sobretudo professor da área da saúde e médico, vejo o quanto é importante essa qualificação aos profissionais. Com metodologias muito ativas e recursos tecnológicos bem modernos e acessíveis, neste curso vamos ter a capacidade ilimitada para o aprendizado. O que o MEC vai ofertar para os nossos professores e alunos é de uma dimensão tecnológica e de uma abrangência facilitadora para todos”.
Destacou ainda o papel da preceptoria: “A preceptoria hoje tem um papel fundamental para os nossos estudantes, eles precisam se apropriar dessas competências para sua vida profissional. Suas habilidades, atitudes, e conhecer melhor o Sistema Único de Saúde, são determinantes sociais do processo saúde e doença. A preceptoria trabalha em equipe e dá suporte profissional, portanto na prática clínica eles terão um papel docente e clínico ao mesmo tempo. É um profissional que domina a prática clínica, mas também aspectos educacionais.
Após a mesa de abertura, foi composta a mesa técnica do evento com a participação do diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde no Ministério da Educação, Sérgio Henrique Santos; do coordenador Geral de Expansão e Gestão da Educação e Saúde do Ministério da Educação, Pedro Luiz Rosalen; da secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Viviane Cristina Uliana Peterle e da diretora de Tecnologias na Educação da UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.
Segundo o diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde no Ministério da Educação e coordenador geral do FORPRES, Sérgio Henrique Santos, o curso visa preencher uma lacuna em preceptorias voltadas para a área da educação e saúde. “A criação do curso surgiu da necessidade da inserção clara e formal de preceptores para a educação em saúde. Das diversas iniciativas para a qualificação de preceptores em saúde, a maioria destas tem foco em um ou outro seguimento. Nós entendemos que a oferta educacional do FORPRES qualifica não apenas os elementos que são relacionados à assistência, mas particularmente aqueles elementos relacionados a formação pedagógica de maneira a transpor o máximo possível a experiência educacional no cenário de prática”.
Para a diretora da DETED-UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, o curso representa inovação: “O curso é inovador e visa formar o preceptor dentro de uma formação pedagógica importante para sua função, o que não é comum. Cursos com formação em saúde voltados para a formação clínica são bastante importantes também, são encontrados em bastante número e felizmente de excelente qualidade em nosso país, mas cursos com enfoques pedagógicos propostos para esse projeto são raros e vimos uma grande oportunidade de construir algo diferente para os preceptores, certamente algo inovador e de discutível importância”, concluiu.
A solenidade também contou com a palestra intitulada: “A importância da capacitação dos preceptores nas atividades de ensino-serviço dos cursos na área da saúde”, ministrada pelo diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde no Ministério da Educação, Sérgio Henrique Santos e a apresentação do curso “Formação de Preceptores da Educação em Saúde”, realizada pela coordenadora do Projeto UFMA Virtual, Christiana Salgado.
O curso:
O curso “Formação de Preceptores para a Educação em Saúde – FORPRES” é gratuito, 100% on-line e autoinstrucional. Também oferece certificado imediato após a conclusão de cada módulo e a final do curso.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2023 no site ufmavirtual.ufma.br. As aulas serão iniciadas em 29 de dezembro de 2022, neste mesmo dia será disponibilizado o Módulo 1 do programa. O curso abordará as práticas pedagógicas que fortalecem a condução do preceptor no processo de ensino-aprendizagem nos contextos de educação em saúde, como os ambientes da graduação, internato médico e residência em saúde.
Com carga horária de 180 horas e 120 dias como tempo máximo para conclusão, o programa é dividido em 5 módulos, sendo estes: módulo 1- O eu preceptor no contexto da educação em saúde (45h); módulo 2- Planejamento, gestão e autoconhecimento (30h); módulo 3- Ensino e Qualificação Profissional (45h), módulo 4- A Inserção de Tecnologias na Educação (30h) e módulo 5 – Metodologias Ativas (30h). O participante aprenderá sobre os princípios, diretrizes e normativas para a atuação do preceptor no contexto da educação em saúde, bem como a realização de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das ações em preceptoria. O curso também fornecerá subsídios para o reconhecimento das competências e habilidades necessárias para o desempenho profissional do preceptor na realização de supervisão, monitoramento e avaliação nos cenários de prática.
Informações sobre o coordenador:
A coordenação geral do curso é do Prof. Sérgio Henrique da Silva Santos. Sérgio Santos possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1990); residência médica em Clínica Médica e Pneumologia; Especialização em regulação e saúde. Foi docente dos cursos de graduação em Medicina na ESCS, Universidade Católica de Brasília e UniCeub. É atual presidente da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CnRMS), membro da Comissão Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina (CFM). Foi preceptor de graduação e de programas de residência. Conhece detalhadamente as ferramentas para gestão dos sistemas de assistência em saúde. Tem particular interesse em Gestão de Sistemas de Saúde, Educação em Saúde, Ensino Médico, Humanidade Médica e Profissionalismo em Saúde. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde no Ministério da Educação.