A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) disponibiliza o programa completo de “Capacitação e Informação em Doenças Raras”, com carga horária de 180h e composto por seis cursos gratuitos com foco no empoderamento e protagonismo das pessoas com Doenças Raras.
Cada curso possui 30 horas-aula e abordam as seguintes temáticas: “Voluntariado no campo das Doenças Raras”, “Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico”, “Empoderamento das pessoas com doenças raras”; “Políticas públicas para pessoas com doenças raras”; “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos” e “Itinerário das pessoas com doenças raras”.
O programa educacional foi planejado, de acordo com o professor-autor Natan Monsores de Sá, no âmbito dos Direitos Humanos. “O nosso objetivo durante a construção dos módulos foi capacitar as pessoas para entender como elas navegam dentro do cenário de políticas públicas, de assistência à saúde e da estrutura do estado para conseguir ajuda, se organizar e ter protagonismo. Dessa forma, o curso é interdisciplinar e com um recorte de Direitos Humanos com políticas voltadas para pessoas com doenças raras”, explicou.
Ao todo, o estudante terá acesso a 90 recursos educacionais, como: Infográficos, material em PDF, recurso multimídia, e-book e questionário. Além disso, todos os suportes pedagógicos do programa possuem tecnologia assistiva.
Inscrições – As inscrições podem ser realizadas na plataforma saiteava.org. A oportunidade educacional é voltada aos profissionais de saúde envolvidos na reabilitação de pessoas com doenças raras, bem como familiares, pacientes e demais pessoas interessadas no cuidado às pessoas com enfermidades atípicas.
A capacitação é gratuita, 100% on-line e com início imediato das aulas. Com módulos disponíveis desde março de 2022, o Programa tem conquistado números expressivos de matrícula em todo o país.
Certificação – O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas ao completar todos os módulos do Programa de Formação ou receber o certificado por módulo, com carga horária de 30h.
“Para receber a certificação unificada que agrega a carga horária de todos os módulos em um único documento, o estudante deve estar inscrito e concluir com êxito os seis cursos, além de se matricular na oferta ‘programa de formação’”, frisou a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.
O Programa sobre Doenças Raras é fruto da parceria entre a DTED/UFMA e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.