O curso gratuito integra o programa “Atenção à saúde da pessoa com Deficiência” e está com inscrições abertas até dia 23 de fevereiro de 2023.
Normalmente, o nosso cérebro envia sinais através da medula espinhal para os músculos do tronco e da perna. Quando acontece uma lesão medular, a comunicação entre o cérebro e os membros inferiores é afetada, em casos grandes, podendo ser completamente interrompida, causando a paralisia. A lesão medular espinal é um dos acidentes mais graves que pode acometer um ser humano, causando repercussão física, psíquica e social.
É chamado de lesão medular todo dano causado à estrutura medular, que pode levar a alterações motoras, sensitivas, autonômicas que podem se manifestar como paralisia dos membros, alteração dos reflexos superficiais e profundos, perda de diferentes sensibilidades – tátil, dolorosa, de pressão, vibratória. Segundo dados do Ministério da Saúde, a incidência de trauma raquimedular é cerca de 6 a 8 mil casos novos por ano, sendo que 80% das vítimas são homens e 60% se encontram entre os 10 e 30 anos de idade.
É estimado que o número chegue a mais de 10 mil novos casos de lesão medular, sendo o trauma a causa predominante, um número grande comparado a outros países.
Cuidado especializado – Os cuidados ao paciente que sofreu alguma lesão medular precisa de uma atenção desde o primeiro contato e essa atenção continua até a reintegração social. É necessário um profissional capacitado para que os resultados do tratamento sejam evidentes. Pensando na qualificação de diversos profissionais da saúde espalhados pelo país, a UNA-SUS/UFMA ressalta que estão abertas as matrículas para o curso Atenção à saúde da pessoa com lesão medular.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2023 pelo saiteava.org. A oferta é online, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato. Ao final deste curso, o profissional compreenderá os aspectos inerentes ao diagnóstico e ao tratamento da lesão medular e as particularidades que envolvem os cuidados à saúde da pessoa com lesão medular nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS), e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
Não perca esta oportunidade de contribuir ainda mais com a qualidade no atendimento de saúde no país.