Inscrições para disciplinas de Reofertas dos cursos de graduação EaD da UFMA começam nesta sexta-feira, 02

Chamada para os cursos iniciados no primeiro semestre de 2021 A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) informa que o início das inscrições nas disciplinas de Reofertas dos cursos de graduação EaD, ocorrerá nos dias 2 a 12 de dezembro, até às 14h, por meio do Sistema de Seletivos da DTED/UFMA. Poderão se inscrever, estudantes dos cursos de graduação na modalidade a distância iniciados em 2021.1. As vagas são destinadas aos estudantes que tenham vínculo ativo no SIGAA e tenham sido reprovados em alguma disciplina da Reoferta, além de obedecer ao ano de oferta, curso e o polo no qual estejam cadastrados. Segundo a coordenadora pedagógica, Patrícia Machado, a matrícula em disciplina de reoferta reforça o vínculo do aluno com a UFMA. “A inscrição em disciplina de reoferta reitera a formalização do vínculo do aluno com o curso de Graduação e, portanto, em caso de não cumprimento ou não integralização das atividades a ela pertinentes, o aluno estará, consequentemente, reprovado. Assim, uma vez inscrito na disciplina de reoferta, o aluno é obrigado a cursá-la. Portanto, verifique com atenção as disciplinas que poderá cursar”, aconselhou a docente. Não será concedido novo prazo de matrícula. Vale ressaltar que, o aluno terá até 10 dias a partir do início das atividades da disciplina de reoferta para solicitar o cancelamento da sua respectiva inscrição sob pena de reprovação por nota. “A reprovação do aluno três vezes na mesma disciplina causará o cancelamento temporário do vínculo desse estudante com o Curso e, consequentemente, a perda da sua graduação na Universidade. Por isso, esperamos que o estudante aproveite a oportunidade e regularize sua grade curricular”, pontuou a coordenadora pedagógica. As disciplinas ocorrerão no período de 20/12/22 a 20/02/23 e serão disponibilizadas em duas datas de início, a primeira 20/12/22 e a segunda 06/01/23. Todas as disciplinas encerrarão 20/02/23.Em caso de dúvidas, o aluno deve consultar a Secretaria e Coordenação do seu Curso enviando uma mensagem por meio da Central de Atendimento da DTED/UFMA.
UNA-SUS/UFMA realizará nesta quinta, 1, o webinário com o tema “Transtornos do Espectro do Autismo: entenda os sinais”

Evento começara às 17h com transmissão ao vivo no YouTube. O webinário é gratuito e possui certificado validado pela UFMA Nesta quinta-feira (01), às 17h, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), por meio do programa UNA-SUS/UFMA, promoverá o webinário “Transtornos do Espectro do Autismo: entenda os sinais”, com transmissão ao vivo no canal “EAD para Você”, no YouTube. A palestra será ministrada pela professora Tâmara Guedes, mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e professora-autora do curso da UNA-SUS/UFMA Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. Com o objetivo de desmistificar o universo dos indivíduos que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), a discussão aborda três subtemas: definição, diagnóstico e a importância da equipe multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde. O webinário é gratuito, com certificação e é aberto a toda comunidade acadêmica da UFMA e pessoas externas à instituição, que possuam interesse na temática. Saiba mais sobre a palestrante Tâmara Guedes é mestre em Educação pela UFPB, especialista em Políticas e Gestão do Cuidado, em Fisioterapia em Terapia Intensiva e especialista em Transtornos do Desenvolvimento e do Espectro do Autismo. Atua como docente na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba no curso de graduação em medicina desde 2009. Tem como principais áreas de interesse e atuação as áreas de gestão de políticas públicas, autismo, fisioterapia, saúde coletiva, educação permanente e educação popular em saúde.
Izabel Oliveira, Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, conquista primeiro lugar na II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde

Trabalho premiado: Desenvolvimento e oferta de jogos sérios (Game Case) em cursos autoinstrucionais na área da saúde: Relato de experiência da UNA-SUS/UFMA Durante três dias de evento, a II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu discentes, docentes e profissionais da saúde para divulgar práticas exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. O encerramento contou com uma cerimônia de premiação, na qual a Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Izabel Cristina Oliveira, recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria “Educação permanente em saúde”. Intitulado “Desenvolvimento e oferta de jogos sérios (Game Case) em cursos autoinstrucionais na área da saúde: Relato de experiência da UNA-SUS/UFMA”, o artigo de Izabel ressalta a importância dos games como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem. “O Game Case têm sido bastante utilizado nos cursos da UNA-SUS/UFMA como estratégia de aprendizagem ativa, contribuindo para a educação permanente dos alunos da instituição. Além disso, o desenvolvimento desses jogos tem envolvido profissionais de diversas áreas de conhecimento e promovido a qualificação da equipe por meio do compartilhamento de diferentes saberes”, explica Izabel. A plataforma Game Case é composta por três jogos educacionais que abordam a resolução de casos clínicos: Clinical Case, Dental Case e Medical Case. Os jogos são disponibilizados em três plataformas distintas: Web, Android e iOS, e são aplicados, também, como recursos educacionais nos cursos da UNA-SUS/UFMA, disponíveis no Saite Ava. “Como o desenvolvimento destes jogos deve ser conduzido por equipes multiprofissionais devido aos aspectos pedagógicos e técnicos envolvidos na produção, surgiu a ideia de relatar a experiência exitosa da equipe da UNA-SUS/UFMA na elaboração da ferramenta Game Case – jogo sério que simula situações vivenciadas por profissionais da Atenção Primária à Saúde no SUS”, conta.Nesta edição da Mostra, foram cerca de 300 trabalhos submetidos, dos quais quinze foram premiados, além de um público de mais de mil pessoas compartilhando conhecimento e conteúdo técnico-científico. O trabalho da Designer Instrucional contou com a orientação das professoras Ana Emilia Figueiredo de Oliveira e Paola Trindade. “Receber este reconhecimento em um evento tão importante para a saúde no Maranhão nos estimula a busca por mais qualificação. O suporte por parte da UNA-SUS, da FAPEMA e das minhas orientadoras têm sido essenciais para alcançar bons resultados. A sistematização da nossa experiência em um trabalho científico enriquece a literatura na área de educação em saúde e favorece debates dentro da equipe acerca do nosso processo de trabalho”, declara Izabel Oliveira. Sobre a II Mostra SES Realizada entre os dias 16 e 18 de novembro, no Convento das Mercês, em São Luís, a II Mostra Científica SES foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), e abordou o tema “Ciência, saúde e cuidado no cotidiano do SUS no Maranhão”. A programação proporcionou espaços de troca de experiências a partir de mesas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e lançamento de publicações. O encerramento contou com uma cerimônia de premiação e menção honrosa para os três trabalhos com maior pontuação de cada eixo: Atenção nas Linhas de Cuidado, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Educação Permanente em Saúde e Covid-19.
Diabetes tem tratamento e o diagnóstico precoce evita complicações; Veja curso que auxilia profissionais no atendimento dessa demanda nas Unidades Básicas de Saúde

Em alusão à Semana Mundial do Diabetes, a UNA-SUS/UFMA reforça a importância não só do diagnóstico, mas também da prevenção por meio do curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Mais de 12 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil atualmente. O Sistema Único de Saúde oferece todo o tratamento, da prevenção aos medicamentos, para o combate à doença. A melhor maneira de evitar ou retardar o diabetes é ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e evitar o uso de tabaco. A doença tem tratamento e suas consequências podem ser evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações. As pessoas diagnosticadas com a doença apresentam níveis aumentados de glicemia, isto é, de açúcar no sangue, conforme explica a coordenadora do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes, Karla Melo. “O normal é ter de 70 a 99 mg/dL de glicemia. De 100 a 125, dizemos que os níveis estão alterados, mas isso ainda não fecha o diagnóstico. Glicemias maiores ou iguais a 126 mg/dL já revelam que a pessoa tem a doença, necessitando de duas avaliações laboratoriais que demonstram esse nível maior que 126 mg/dL”, explica. Tratamento no SUS Por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) é feito o rastreamento e a identificação precoce, consulta médica multiprofissional, atendimento domiciliar, avaliação e cuidados com os pés, ações de educação em saúde, prevenção e manejo das complicações crônicas do diabetes, academia de saúde, acolhimento à demanda espontânea em casos de descompensação do DM (hipoglicemia e hiperglicemia), além de ações de saúde bucal. O SUS também disponibiliza Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que podem ser oferecidas adicionalmente. Os pacientes com condições que necessitem de acompanhamento especial poderão ser encaminhados à Atenção Especializada e, posteriormente, deverão ter o cuidado continuado nas UBSs. Novo medicamento no SUS A dapagliflozina foi mais um tratamento incorporado à rede pública como mais um recurso no controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea, colaborando para prevenir e reduzir complicações da doença. O medicamento é um dos cinco novos incorporados ao programa Farmácia Popular, que atende mais de 20 milhões de brasileiros. Além de apresentar benefício na redução da glicose, essa tecnologia reduz a possibilidade de ocorrer eventos cardiovasculares, como infarto e demais problemas cardíacos, em pacientes que apresentam maiores riscos de desenvolvimento dessas doenças. Curso sobre Diabetes Mellitus A ocorrência da doença nos brasileiros motivou o lançamento do curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), ofertado pela UFMA, instituição integrante da Rede UNA-SUS. A capacitação, gratuita e on-line, visa contribuir na qualidade do atendimento e no fluxo de trabalho das equipes na Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa atraiu bastante visibilidade na plataforma de cursos da UNA-SUS/UFMA ultrapassando, em dois meses, a meta de 10 mil matrículas. As matrículas seguem abertas até 4 de janeiro de 2023 no site unasus.ufma.br. O curso tem início imediato. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação. A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). O certificado é gratuito e validado pela UFMA. Com informações do Ministério da Saúde.
Inscrições prorrogadas para curso que aborda o cuidado em casos de intoxicação por peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos

Casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos são comuns nas Unidades de Atenção e demandam estratégias de atendimento específicas. Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na assistência correta a essas demandas, a UNA-SUS/UFMA prorroga as inscrições, até 9 de fevereiro de 2023, para o curso “Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos”. A capacitação tem início imediato e é ofertada na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, especialmente médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e demais interessados na temática abordada. Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador e disponível, também, em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-books, infográficos, material em PDF, recursos multimídia e questionários. Por meio do curso será possível compreender o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes de saúde e reconhecer os cuidados relacionados aos casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA)
Diretoria de Tecnologias na Educação concede Outorga de Grau a 188 estudantes dos cursos na modalidade a distância da UFMA

Os formandos são das áreas de Computação e Informática, Letras-Português, Matemática e Pedagogia Na noite desta quinta-feira, 17, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão concedeu a outorga de grau a 188 estudantes dos cursos de Licenciatura EAD, referente ao segundo semestre de 2022. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal EaD Para Você, no YouTube, contou com formandos das áreas de Computação e Informática, Letras-Português, Matemática e Pedagogia. Em tom de júbilo e contemplando os novos profissionais que poderão assumir, com excelência, o papel de ‘professor’ na educação maranhense, o paraninfo oficial da cerimônia, Francisco Waldilio Sousa, do Curso de Pedagogia, lembra que a docência é um exercício contínuo. “O nascimento de um professor se inicia antes do curso e, acredite, ele não se finda após a sua conclusão. O nascimento de um professor é atípico, visto que é processual, contínuo e duradouro; ele se refaz e se transforma a todo instante”, discursa o paraninfo. Ser professor vai além de ensinar, continua Sousa. “Existem diversas dimensões do ser professor: a dimensão educacional, institucional e didática, inclusive, a informativa, curricular e a sócio-interacional. Mas, gostaria de ressaltar uma dimensão muito importante do ‘ser professor’: a dimensão política. Um professor não está sendo formado para ministrar determinados conteúdos, espera-se muito mais. A dimensão política faz com que percebamos a nossa posição dentro da sociedade e nos questionemos sobre a importância da educação para a construção de outro mundo possível. Portanto, educar é pensar na transformação social e a gente só aprende aquilo que nos toca”, declara. Em seu discurso, a oradora oficial da Turma, Amanda Morais Barroso, do curso de Matemática, confessa que este momento ainda não é o fim. “Aliás, bem longe disso. É somente a base para o grande despertar da vida; um ponto de partida para uma linda trajetória que traçamos para a nossa construção pessoal e profissional. Formamos, mas somos os protagonistas das nossas vidas e faremos todo o possível para deixar colorida e bela cada parte das páginas do livro chamado ‘Vida’”, profere. Segundo a coordenadora Pedagógica, Patrícia Maria Abreu Machado, um dos objetivos da DTED/UFMA é disponibilizar ofertas educacionais e oferecer melhores condições de estudo para que o maior número de pessoas se beneficiem com ensino na modalidade a distância. “Seguimos firmes na missão de oportunizar conhecimento e educação de qualidade ao estado do Maranhão. As ações da DTED têm sido desenvolvidas visando dinamizar e democratizar as ações da educação a distância na UFMA. Neste contexto, podemos destacar a nossa oferta de dez cursos de graduação, a atuação em 29 polos dentro no estado, além da expansão de novas vagas e cursos inéditos para o ano de 2023, além de ampliarmos para 35 polos em todo o estado do Maranhão”, revela Machado que, na ocasião, representava o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho. Assista na íntegra a Cerimônia de Colação de Grau da DTED/UFMA.
UNA-SUS/UFMA tem artigo publicado em revista lançada no 29º Encontro da Rede UNA-SUS

“Livro Digital 3.0: Experiência Transformadora como instrumento de Democratização do Ensino em Saúde” compõe a edição especial da Revista Saúde & Transformação Social Lançada no 29ª Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, a Revista Saúde & Transformação Social conta com uma coletânea de trabalhos das diversas ações realizadas pelas instituições da Rede, entre elas, a UNA-SUS/UFMA, que colabora com o artigo Livro Digital 3.0: Experiência Transformadora como instrumento de Democratização do Ensino em Saúde. Foram compilados 15 artigos científicos sobre pesquisas e desenvolvimento de tecnologias nas instituições de ensino superior, além de práticas inovadoras na formação profissional. A publicação é gratuita, editada pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) há mais de dez anos. O artigo da UNA-SUS/UFMA, com autoria de Ana Emília Figueiredo de Oliveira, Davi Viana dos Santos, Mário Teixeira, Cadidja do Carmo, Paola Garcia, Deysianne Chagas, Rayanne Silveira e Douglas Campos, contempla a edição especial do exemplar, disponível na plataforma de periódicos da UFSC. A pesquisa apresenta o desenvolvimento do livro digital, com critérios de acessibilidade, para implementação nos cursos autoinstrucionais para profissionais da saúde, bem como discute o processo de aprimoramento dos recursos aplicados na EAD e suas potencialidades. A ideia é contribuir para que pessoas com deficiência sejam pensadas como público-alvo desde o início da produção. “O livro digital 3.0 já era utilizado em cursos autoinstrucionais na UNA-SUS/UFMA e devido ao trabalho de torná-lo cada vez mais acessível aos diferentes públicos, uma nova versão foi pensada para os cursos. A ideia é essa: trazer a democratização da educação em saúde”, afirma a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira. Para Dalvan Antônio de Campos, um dos responsáveis pela criação da revista, a ideia de juntar os artigos “simboliza a união entre diversas IES integrantes da Rede e faz com que a publicação seja amplamente divulgada como um produto do 29º Encontro. Essa diversidade é importante para a qualidade das produções”, destacou. Acesse aqui a edição especial da “Revista Saúde & Transformação Social” e boa leitura! Sobre o 29º Encontro da Rede UNA-SUS Com o tema “Teorias educacionais da era virtual no contexto da Rede UNA-SUS”, o 29º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS ocorreu nos dias 9 a 11 de novembro, em Florianópolis/SC. O evento foi organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em conjunto com a Secretaria Executiva da UNA-SUS. A programação promoveu oportunidades de diálogo e reflexão durante palestras, lançamentos de publicações e a tradicional Reunião de Coordenadores.
16 de novembro: UNA-SUS/UFMA celebra o Dia Nacional da pessoa Ostomizada ressaltando capacitação profissional na temática

É comemorado nesta quarta, 16, o Dia Nacional da Pessoa Ostomizada, iniciativa criada para divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia. Recentemente, a UNA-SUS/UFMA lançou o curso Atenção à saúde da pessoa com estomia, que visa auxiliar as equipes de saúde no atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas aos pacientes com estomias. Definida como um procedimento cirúrgico que exterioriza parte do sistema respiratório, digestório e urinário, a estomia tem como principal finalidade contribuir para o funcionamento de órgãos internos afetados por traumas ou condições de saúde específicas e que necessitam dessa intervenção para retomarem a comunicação com meio exterior. “A pessoa com estomia pode passar por uma série de emoções e sentimentos relacionados ao tratamento, reabilitação e adaptação ao novo estilo de vida. Assim, a assistência deve ocorrer de forma integral, considerando os aspectos biopsicossociais, fisiopatológicos, nutricionais, psicológicos e sociais da pessoa com estomia”, explica o especialista em Estomaterapia e professor-autor do curso, Juliano Teixeira Morais. O curso – A capacitação é on-line, gratuita, certificada pela Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). O público-alvo são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação. Com carga horária de 30 horas, a capacitação aborda os conceitos, os tipos, a assistência à saúde, a promoção do autocuidado, os fatores biopsicossociais e a atuação da Rede de Atenção à Saúde da pessoa com estomia. Durante a jornada de estudos, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: apresentação interativa, material em PDF, infográficos, e-book e questionário.
Diagnóstico precoce e acompanhamento reduzem casos de surdez; Veja os cursos da UNA-SUS/UFMA na temática

Com uma população de mais de 10 milhões de pessoas surdas no Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao menos a metade das ocorrências poderiam ter sido evitadas ou minimizadas, por meio do acesso às informações da saúde auditiva e do devido acompanhamento médico. Para alertar sobre esse quadro, o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, 10 de novembro, pela Portaria de Consolidação GM/MS nº 1/2017. A data, comemorada nesta semana, tem por objetivo educar para prevenir, além de permitir o debate a respeito dos direitos dessa população. A surdez é uma incapacidade ou dificuldade de ouvir que, dependendo do grau, será definida como deficiência. Essa condição pode ocorrer no nascimento ou pode ser adquirida. Em ambos os casos, os motivos podem estar relacionados a diversos fatores, como histórico familiar, infecções, síndromes genéticas, distúrbios morfológicos, traumatismo craniano e tratamentos invasivos, como quimioterapia. Outro fator a ser considerado nos diagnósticos desenvolvidos no decorrer da vida é o meio ambiente, como a exposição prolongada e recorrente a fontes de ruído acima do recomendável para a saúde auditiva. O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das políticas do Ministério da Saúde, oferece uma série de serviços e tratamentos gratuitos que compreendem a triagem, monitoramento, acompanhamento, desenvolvimento da audição e linguagem, diagnóstico e reabilitação. Nesse sentido, há uma preocupação da Pasta para garantir a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na cobertura de serviços do SUS. Acessibilidade de serviços Na Atenção Especializada, a reabilitação auditiva poderá ocorrer a nível ambulatorial. Esses atendimentos podem ser ofertados pelos Centros Especializados em Reabilitação (CER), que realizem a modalidade de reabilitação auditiva e Centros de Reabilitação Auditiva na Média e Alta Complexidade. “O Serviço de Reabilitação Auditiva deve garantir o cuidado integral, oferecendo acesso aos recursos tecnológicos, o acompanhamento terapêutico necessário para a adequada estimulação auditiva e a promoção do desenvolvimento da linguagem e da interação do usuário em seu meio social”, afirma o Ministério da Saúde. Atualmente, existem 274 Centros Especializados em Reabilitação (CER) que ofertam serviços de reabilitação nas diversas modalidades, sendo que 125 ofertam reabilitação na modalidade auditiva. Além desses, outros 124 estabelecimentos estão habilitados como Centros de Reabilitação Auditiva na Média e Alta Complexidade e ofertam atenção diagnóstica e terapêutica especializada, atendendo pessoas com risco ou suspeita para perda auditiva e pessoas com deficiência auditiva, de forma articulada e integrada com o sistema local e regional. Conhecimento especializado A capacitação dos profissionais para o atendimento das pessoas com dificuldades ou perda auditiva é outra política do Ministério da Saúde. A Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, por meio de parcerias com entidades de referência, oferta diversos cursos a distância de capacitação para profissionais de saúde. Fruto dessa colaboração técnico-científica, a UNA-SUS/UFMA oferta os cursos Atenção na Identificação Precoce de Deficiências em Crianças, por meio de triagem auditiva neonatal (TAN) e triagem ocular neonatal (TON) e Comunicação Efetiva com a Pessoa com Deficiência Auditiva e Surda na Atenção Primária à Saúde. As capacitações são gratuitas, utilizam recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem e abertos para profissionais de saúde de todo país. As ofertas têm como público-alvo profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, técnicos, acadêmicos e demais interessados. Os certificados são gratuitos e emitidos pela UFMA. Texto original: Ministério da Saúde.
Cerimônia de Colação de Grau dos cursos de graduação EAD da UFMA ocorrerá na quinta, 17

A solenidade contará com formandos dos cursos de Matemática, Computação, Pedagogia e Letras A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) realizará, no dia 17 de novembro, às 19h, a cerimônia de Colação de Grau dos cursos na modalidade a distância, referente ao segundo semestre de 2022. O evento ocorrerá de forma virtual e com transmissão ao vivo no canal EaD Para Você, no Youtube. A solenidade contará com a participação de formandos dos cursos de Matemática, Computação, Pedagogia e Letras de mais de 10 polos de ensino distribuídos no território maranhense. Segundo a coordenadora geral do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMA, Amanda Aboud, esse evento representa os esforços de docentes, discentes e equipe administrativa da Universidade para oportunizar a formação superior em todo o Estado. “Esse momento é para celebrar a conquista dessas turmas que, mesmo afetadas diretamente pela pandemia, conseguiram integralizar o curso no tempo previsto. Os desafios são grandes, mas seguimos com a missão de contribuir com a formação de novos licenciados e bacharéis no Maranhão”, declarou Aboud.