Os formandos são das áreas de Computação e Informática, Letras-Português, Matemática e Pedagogia
Na noite desta quinta-feira, 17, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão concedeu a outorga de grau a 188 estudantes dos cursos de Licenciatura EAD, referente ao segundo semestre de 2022. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal EaD Para Você, no YouTube, contou com formandos das áreas de Computação e Informática, Letras-Português, Matemática e Pedagogia.
Em tom de júbilo e contemplando os novos profissionais que poderão assumir, com excelência, o papel de ‘professor’ na educação maranhense, o paraninfo oficial da cerimônia, Francisco Waldilio Sousa, do Curso de Pedagogia, lembra que a docência é um exercício contínuo.
“O nascimento de um professor se inicia antes do curso e, acredite, ele não se finda após a sua conclusão. O nascimento de um professor é atípico, visto que é processual, contínuo e duradouro; ele se refaz e se transforma a todo instante”, discursa o paraninfo.
Ser professor vai além de ensinar, continua Sousa. “Existem diversas dimensões do ser professor: a dimensão educacional, institucional e didática, inclusive, a informativa, curricular e a sócio-interacional. Mas, gostaria de ressaltar uma dimensão muito importante do ‘ser professor’: a dimensão política. Um professor não está sendo formado para ministrar determinados conteúdos, espera-se muito mais. A dimensão política faz com que percebamos a nossa posição dentro da sociedade e nos questionemos sobre a importância da educação para a construção de outro mundo possível. Portanto, educar é pensar na transformação social e a gente só aprende aquilo que nos toca”, declara.
Em seu discurso, a oradora oficial da Turma, Amanda Morais Barroso, do curso de Matemática, confessa que este momento ainda não é o fim. “Aliás, bem longe disso. É somente a base para o grande despertar da vida; um ponto de partida para uma linda trajetória que traçamos para a nossa construção pessoal e profissional. Formamos, mas somos os protagonistas das nossas vidas e faremos todo o possível para deixar colorida e bela cada parte das páginas do livro chamado ‘Vida’”, profere.
Segundo a coordenadora Pedagógica, Patrícia Maria Abreu Machado, um dos objetivos da DTED/UFMA é disponibilizar ofertas educacionais e oferecer melhores condições de estudo para que o maior número de pessoas se beneficiem com ensino na modalidade a distância.
“Seguimos firmes na missão de oportunizar conhecimento e educação de qualidade ao estado do Maranhão. As ações da DTED têm sido desenvolvidas visando dinamizar e democratizar as ações da educação a distância na UFMA. Neste contexto, podemos destacar a nossa oferta de dez cursos de graduação, a atuação em 29 polos dentro no estado, além da expansão de novas vagas e cursos inéditos para o ano de 2023, além de ampliarmos para 35 polos em todo o estado do Maranhão”, revela Machado que, na ocasião, representava o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.
Assista na íntegra a Cerimônia de Colação de Grau da DTED/UFMA.