Participe da Webpalestra: Manejo Clínico da Dengue na Atenção Primária à Saúde com o Telessaúde Maranhão!

A dengue é uma preocupação de saúde pública recorrente no Brasil, e o estado do Maranhão não está imune a essa realidade. Com a chegada da temporada de chuvas, o aumento dos casos de dengue se torna uma ameaça latente, exigindo a atenção e ação coordenada de autoridades de saúde e da população em geral. No Maranhão, os casos de dengue têm sido uma preocupação constante para as autoridades de saúde, especialmente devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. O estado enfrenta desafios significativos no controle e prevenção da dengue, com áreas vulneráveis a surtos e epidemias. Para abordar essa questão de forma abrangente e fornecer orientações valiosas sobre o manejo clínico da dengue na Atenção Primária à Saúde, o Telessaúde Maranhão está organizando uma webpalestra imperdível. Título da Webpalestra: Manejo Clínico da Dengue na Atenção Primária à SaúdePalestrante: Dr. Bernardo Bastos WittlinMini-Currículo: Médico Infectologista do HU-UFMA, Mestre em Medicina Tropical pela FIOCRUZ. Dr. Bernardo Bastos Wittlin é uma autoridade reconhecida no campo da infectologia e possui vasta experiência no manejo de doenças tropicais, incluindo a dengue. Sua apresentação promete fornecer insights valiosos sobre o diagnóstico precoce, tratamento adequado e manejo clínico eficaz da dengue na Atenção Primária à Saúde. A webpalestra está agendada para o dia 16 de abril, às 15:00, e é uma oportunidade única para profissionais de saúde, estudantes e demais interessados aprimorarem seus conhecimentos sobre o tema e contribuírem para o combate à dengue no Maranhão. Não perca essa oportunidade de se capacitar e colaborar para um Maranhão mais saudável e protegido contra a dengue. Participe da webpalestra do Telessaúde Maranhão e junte-se a nós nessa importante iniciativa! Para mais informações e inscrições, entre em contato com o Telessaúde Maranhão através dos canais disponíveis. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra a dengue!

DTED concede Outorga de Grau a 145 estudantes dos cursos de Graduação EAD da UFMA

Os formandos são das áreas de Artes Visuais, Computação e Informática, Matemática, Física, Química e Letras/Português, Administração e Administração Pública. Na noite desta quarta-feira, 10, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão concedeu a outorga de grau a 145 estudantes dos cursos de graduação na modalidade a distância, referente ao segundo semestre de 2023. A solenidade, transmitida ao vivo no canal EaD Para Você, no YouTube, contou com formandos das áreas de Artes Visuais, Computação e Informática, Matemática, Física, Química, Letras/Português, Administração e Administração Pública. “Sem dúvida, a emoção marca um momento tão especial como esse”. Em tom emblemático, a paraninfa oficial da cerimônia, a professora Vilma Moraes Heluy, traz à memória os desafios e as vitórias alcançadas pelos formandos durante o percurso acadêmico. “Cada um viveu sua história e precisou ir além dos seus limites. Por isso, esta noite celebramos a vitória de cada um de vocês, que deve ser comemorada com muito orgulho. Vitória também da sociedade, que ganha novos contingentes de profissionais; da Universidade, que se firmou mais uma vez; e vitória do Maranhão, que amplia suas reservas de talentos para impulsionar o desenvolvimento do estado. A colação de grau marca apenas o fim de um ciclo e, como disse Fernando Pessoa, ‘é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistimos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver’”, proferiu. No fim de seu discurso, a docente reservou algumas linhas para deixar conselhos valiosos aos formandos. “Busquem conhecimento, pois hoje vivemos na era da informação e, assim, o aprendizado torna-se um processo contínuo. Encontre o seu propósito de vida: tenham um foco, dediquem-se à sua causa, sejam persistentes, não desistam e, com certeza, os resultados virão. Sejam fascinados pelo realizar que o dinheiro virá como consequência. Sejam éticos, porque sem ética é impossível prestar bom serviço, servir e ser servido. Sem ética é impossível educar”, declarou Heluy. Para a oradora oficial da cerimônia, a estudante Denise Morais Souza, do curso de Matemática, a colação de grau representa a realização de seus sonhos. “A distância entre você e o seu sonho é proporcional à felicidade de conquistá-lo. Quanto maior a distância e a dificuldade, maior a satisfação de tornar seus sonhos em realidade. Olhando para o futuro, quero lembrar a todos que a vida é cheia de possibilidades. Que consigamos fazer as melhores escolhas, deixando que os nossos sonhos nos guiem. Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança. A chave da felicidade é sonhar e a chave do sucesso é tornar os sonhos realidade. Hoje, realizamos um sonho, um momento ímpar em nossas vidas. Parabéns a todos! Essa vitória é de todos nós”, discursou a oradora. Representando o reitor Fernando Carvalho Silva, a diretora da DTED/UFMA, Patrícia Abreu Machado, encerrou a cerimônia lembrando que a Colação de Grau é mais do que uma simples solenidade. Ela é o resultado de anos de esforço, dedicação e perseverança. “Vocês se destacaram não apenas pela dedicação aos estudos, pelo zelo, pelas atividades e talento, mas também pela possibilidade de utilizar a tecnologia como uma ferramenta para transformar a educação e, por conseguinte, o contexto ao seu redor. À medida que avançarem suas carreiras, nunca esqueçam o impacto positivo que podem ter na vida do outro. Usem seus conhecimentos e suas habilidades para promover a inclusão, a equidade e o acesso à educação de qualidade”, finalizou a diretora. A mesa virtual da solenidade contou, ainda, com a coordenadora da Universidade Aberta Do Brasil no Maranhão, Amanda Ferreira Aboud; a coordenadora Pedagógica da DTED, Judith Oliveira Pinho; o coordenador de polo, José Arimateia Carvalho Silva; e a coordenadora Administrativa da DTED, Caroline Monteiro. Assista na íntegra a cerimônia de Colação de Grau DTED/UFMA

DTED realizará Aula Inaugural dos cursos de Graduação a Distância 2024 no dia 17 de abril

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) realizará, no dia 17 de abril, às 19h30, a Aula Inaugural dos cursos de Graduação a Distância da UFMA referente ao primeiro semestre de 2024. A recepção dos calouros dos cursos de Administração, Computação, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Tecnólogo Gestão da Qualidade contará com orientações sobre os primeiros passos na Graduação a Distância, o uso de ferramentas digitais, as tecnologias do curso e do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A programação de acolhida aos alunos contará, ainda, com duas palestras magnas intituladas “O sistema UAB e sua importância no EAD no Maranhão”, ministrada pelo professor José Arimatéia Carvalho Silva, e “Ferramentas Tecnológicas para os Cursos de Graduação EaD da DTED/UFMA”, que será ministrada pelo professor Carlos de Salles Soares Neto. O evento ocorrerá virtualmente com transmissão no Canal EAD Para Você, no Youtube.

Implantação do Tele-ECG no município de Itapecuru Mirim

A implantação do tele-eletrocardiograma em Itapecuru Mirim, é um marco para a saúde cardiológica na região. Essa tecnologia permite diagnósticos precoces e agiliza tratamentos, reduzindo encaminhamentos e promovendo a comunicação entre profissionais locais e especialistas. Com isso, a população de Itapecuru Mirim ganha acesso a um atendimento cardiológico mais eficaz e de qualidade, melhorando sua qualidade de vida.A implantação do tele-eletrocardiograma em Itapecuru Mirim foi conduzida com sucesso graças ao empenho de Breno Veras, Mauricio Alves, representantes do Telessaúde Maranhão, enfermeiros Bruno Almeida, Gardenia Santos, Hilter Neto, Maria dos Remédios Araujo, Samanta Queiroz e os médicos Erivaldo e Vivian Ferreira. Essa equipe dedicada e qualificada foi fundamental para garantir que a tecnologia fosse implementada de forma eficiente para proporcionar à população de Itapecuru Mirim acesso a um atendimento cardiológico de qualidade.

Implantação do ponto de Tele-ECG, no município de Centro Novo – Maranhão

A parceria entre o Núcleo de Telessaúde Maranhão (NTS-UFMA), e o Centro de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG-UFMG) representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde remota e na troca de conhecimento entre diferentes regiões do Brasil. Um dos postos-chave dessa colaboração é a adoção do tele-eletrocardiograma -Tele-ECG, uma modalidade de exame de telediagnóstico que se destaca pela sua eficácia e utilidade. O dia 04/04/2024 marca o início dessa parceria, por meio da implantação do ponto de Tele-ECG, no município de Centro Novo – Maranhão, realizado com a participação de Mayara Mendes do Centro de Telessaúde – UFMG e da equipe do Telessaúde da UFMA (Humberto Serra, Breno Lucas Veras, Fábio Lima, Mauricio Alves, João Marcelo Machado, Pedro Rocha) bem como do médico Breno Vieira e do técnico de informática Mikael de Sousa do município de Centro Novo. O tele-eletrocardiograma é uma ferramenta essencial para o reconhecimento precoce de acometimentos cardíacos em condições crônicas, como a hipertensão. Além disso, é crucial para identificar condições que demandam tratamento rápido, tais como o infarto agudo do miocárdio e as arritmias cardíacas. Essa tecnologia permite que profissionais de saúde em áreas remotas do Estado do Maranhão tenham acesso imediato a laudos especializados, facilitando o diagnóstico e o início do tratamento adequado. Os benefícios do tele-eletrocardiograma são diversos. Dentre eles: A redução dos encaminhamentos de pacientes para centros especializados é um dos mais significativos, pois minimiza o tempo e os custos associados a deslocamentos desnecessários; Além disso, a possibilidade de comunicação entre profissionais de saúde em locais remotos e grandes centros agiliza o compartilhamento de conhecimento e a discussão de casos clínicos complexos, resultando em melhores decisões terapêuticas e cuidados mais eficazes para os pacientes. Dessa forma, a parceria entre o Núcleo de Telessaúde Maranhão (NTS-UFMA) e o Centro de Telessaúde de Minas Gerais (UFMG), representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde remota, contribuindo com o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz de condições cardíacas, fortalecendo a integração e a colaboração entre profissionais de saúde em todo o país, promovendo uma melhor qualidade de vida para a população localizada em áreas remotas que não contam com especialistas nesses municípios.

DTED discute parceria com a Escola Nacional de Administração Pública para o desenvolvimento de novas capacitações EAD

Nesta terça, 2, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) recebeu a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o intuito de firmar parceria para a criação de cursos na modalidade de educação a distância. A reunião contou com a participação do diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Braulio Figueiredo, cujas ações são voltadas para a formação e capacitação de servidores federais, estaduais e municipais. “A diretoria auxilia também na manutenção e sustentação dos cursos da Escola Virtual de Governo, que é uma plataforma com cursos autoinstrucionais abertos e gratuitos, visando uma maior democratização da educação no Brasil”, frisou.  Segundo o diretor, a expertise da Universidade com tecnologias educacionais irá oportunizar uma troca de experiências ainda mais enriquecedoras no projeto. “O propósito da visita é conhecer toda a equipe que está atuando no desenvolvimento de cursos EAD da UFMA e como essas novas tecnologias podem nos auxiliar a ofertar cada vez mais cursos com qualidade e acessibilidade para todos os cidadãos”, ressaltou Braulio. Para a diretora da DTED, Patrícia Machado, a equipe é altamente qualificada e a possui vasta experiência com cursos autoinstrucionais, que atuam por meio dos programas como UNA-SUS/UFMA e UFMA Virtual, que visam a oferta de recursos inovadores na educação. “A equipe está motivada para colaborar na solução dos desafios de recursos tecnológicos educacionais e para a formação de servidores públicos por meio da nossa experiência no desenvolvimento das ações pedagógicas e das tecnologias na educação ao longo desses anos na busca de aprendizagem inclusivas e acessíveis para todos os públicos”, afirmou a diretora. Estiveram presentes, ainda, a coordenadora de Projetos da DTED, Camila Pontes; o coordenador do mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFMA) Walber Lins Pontes; a coordenadora de Gestão de Ofertas Educacionais, Elza Bernardes, representando a diretora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; e a coordenadora do UFMA Virtual, Christiana Salgado.

O Telessaúde Maranhão promoverá uma Webpalestra sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA

No próximo dia 4 de abril, quinta-feira, às 15:00h (horário de Brasília), o Telessáude Maranhão estará promovendo uma webplaestra imperdível sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), diretamente em seu canal oficial no YouTube. Este evento promete trazer insights valiosos e intervenções baseadas em evidências científicas para auxiliar tanto profissionais quanto familiares de pessoas com TEA. Duas renomadas especialistas estarão conduzindo as palestras: Diessika Halvantzis – Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência (CRM-MA: 8173 RQE: 3579|3657) Com um vasto currículo que inclui o título de Mestranda em Psicologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Dra. Halvantzis apresentará o tema: Diagnóstico do TEA. Seu trabalho e expertise serão compartilhados durante a webplaestra, trazendo não apenas uma visão clínica, mas também os avanços mais recentes nessa área em constante evolução. Flávia Teresa Neves Silva – Psicóloga Mestre e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento A Dra. Flávia Teresa Neves Silva, que desempenha o papel de Assessora Técnica na Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA), será a responsável por apresentar Intervenções embasadas em evidências científicas para o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Sua vasta experiência e conhecimento acadêmico prometem fornecer estratégias eficazes que podem fazer a diferença significativa na vida de indivíduos com TEA e de seus familiares. A transmissão ao vivo estará disponível no canal oficial do Telessáude Maranhão no YouTube, proporcionando acesso amplo e gratuito a todos que desejam se atualizar e aprender mais sobre o Transtorno do Espectro Autista. Se você é profissional da área de saúde, educador, familiar ou simplesmente busca entender melhor sobre o TEA, não perca esta oportunidade única de enriquecimento e aprendizado. Prepare-se para uma tarde de conhecimento e insights valiosos que podem impactar positivamente a vida de muitos. Marque na sua agenda e não deixe de participar desta webplaestra imperdível!

Colação de Grau DTED: primeira Cerimônia Oficial de Outorga de Grau de 2024 ocorrerá no dia 10 de abril

O Evento contará com os formandos dos cursos de Artes Visuais, Computação e Informática, Matemática, Física, Química, Letras/Português, Administração e Administração Pública. A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) realizará, no dia 10 de abril, às 19h, a cerimônia de Colação de Grau dos cursos na modalidade a distância, referente ao primeiro semestre de 2024. O evento ocorrerá de forma virtual e com transmissão ao vivo no canal EaD Para Você, no Youtube. A solenidade contará com a participação de formandos dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Computação e Informática, Matemática, Física, Química e Letras/Português, e os cursos de bacharelado em Administração e Administração Pública. Na ocasião, cerca de 130 estudantes oriundos dos polos de ensino de Açailândia, Anapurus, Barra do Corda, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Santa Inês, Timbiras, São Luís, Viana, Porto Franco, Bom Jesus das Selvas, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Arari, Dom Pedro e Viana receberão a outorga de grau. Para a professora Amanda Aboud, a cerimônia protocolar de Colação de Grau representa os esforços de docentes, discentes e equipe administrativa da UFMA para oportunizar a formação superior em todo o Estado. “Esse momento é para celebrar a conquista dessas turmas que conseguiram integralizar o curso no tempo previsto. Os desafios são grandes, mas seguimos com a missão de contribuir com a formação de novos licenciados e bacharéis no Maranhão”, declara Aboud, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFMA).

Núcleo de Telessaúde da UFMA retoma atividades de Teleducação

Após um período de pausa, o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anuncia o retorno das suas atividades de Teleducação para o dia 25/03/2024 às 15:00h com os temas: Manejo Clínico da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde e Cenário Epidemiológico da Tuberculose no Maranhão.Este retorno marca um passo significativo na continuidade das ações de teleducação e no fortalecimento do acesso à educação em saúde em todo o estado.O programa de Teleducação, desenvolvido pelo Núcleo de Telessaúde da UFMA, tem como objetivo principal fornecer capacitação e atualização contínua para profissionais da saúde, estudantes e demais interessados. A iniciativa visa também promover a troca de conhecimentos e experiências, além de estimular a adoção de práticas inovadoras no campo da saúde.Com a retomada das atividades, o Núcleo de Telessaúde da UFMA está programando uma série webpalestras e workshops online, abordando uma variedade de temas relevantes para o contexto atual da atenção primária à saúde.Isso proporcionará uma oportunidade única para que os participantes tenham acesso a conteúdos atualizados e de qualidade, contribuindo assim para o aprimoramento profissional e acadêmico, um importante passo na democratização do conhecimento em saúde, permitindo que pessoas de todas as regiões do Maranhão e além tenham acesso a informações de alto nível. Essa iniciativa reforça o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento do sistema de saúde do estado.Os interessados em participar das atividades de Teleducação promovidas pelo Núcleo de Telessaúde da UFMA podem acompanhar as atualizações no site https://telessaude.ufma.br/ e pelas redes sociais do núcleo. Este retorno representa uma oportunidade valiosa para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos e contribuir para a melhoria dos serviços de saúde no Maranhão.

DTED convoca estudantes da educação a distância para responder ao questionário de Avaliação Institucional disponível até 15 de março

A pesquisa está disponível por meio do SIGAA. A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED – UFMA) convoca a comunidade acadêmica para responder ao questionário de Avaliação Institucional 2023, disponível até 15 de março, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).  O questionário é elaborado e analisado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, contando com representantes docentes, discentes, técnicos-administrativos e da comunidade externa à UFMA.  “A Avaliação Institucional é uma oportunidade especial para conhecer detalhadamente onde o aluno estuda e/ou trabalha, bem como para servir de subsídio para o planejamento institucional, reavaliação de processos e melhoria da atuação da Universidade. A participação de todos nessa pesquisa é de extrema importância e representa o primeiro passo para garantir o processo democrático da avaliação”, pontuou o presidente da CPA, Francisco Gilvan Moreira.  De acordo com Moreira, devem responder à pesquisa os discentes que ingressaram na UFMA até o ano de 2023 (Graduação e Pós-Graduação), docentes e técnicos-administrativos. “É de extrema importância a contribuição de toda a comunidade acadêmica, pois a pesquisa gera informações que auxiliam a gestão superior na tomada de decisões”, frisa. Saiba Mais A Avaliação é um procedimento essencial para o credenciamento da Instituição de Ensino Superior (IES), autorização e reconhecimento de cursos (Atos Autorizativos), e para o recredenciamento de IES e renovação de reconhecimento de cursos (Atos Regulatórios), constituindo, juntamente com a Avaliação Externa (Avaliação de Curso de Graduação realizada por representantes do INEP) e com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).  Para saber mais sobre esse trabalho e os relatórios de avaliação, acesse o site da Comissão Própria de Avaliação da UFMA.