UFMA faz parte da lista das 50 maiores depositantes do país, ocupando o 13º lugar em Patentes de Invenção e Programas de Computador. A DTED contribuiu com a maioria dos pedidos no segmento Programas de Computador.
A busca incessante por inovação e a entrega contínua de ferramentas tecnológicas têm levado a Diretoria de Tecnologias na Educação a obter evidência dentro da Universidade Federal do Maranhão. No ranking do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) referente a 2023, a UFMA ocupa o terceiro lugar entre as Universidades Públicas Federais do Nordeste e a DTED lidera em número de depósitos, no segmento Programas de Computador, dentro da Universidade.
Com um total de 29 registros de Programas de Computador realizados pela UFMA, a DTED contribuiu com 16 depósitos no INPI. Isso reforça o compromisso da equipe multidisciplinar da DTED com a inovação e destaca sua posição como referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico na comunidade acadêmica.
Para o advogado Diego Oliveira, que desempenha papel fundamental no processo de depósito da Propriedade Industrial desenvolvida pela DTED, a conquista certifica a competência da equipe em aperfeiçoamento de tecnologias da informação e consolida o trabalho da UFMA no cenário educacional.
“O destaque no INPI demonstra a existência de novas tecnologias com potencial de serem transferidas, à luz da Lei de Inovação, para a sociedade civil, cumprindo o seu papel enquanto centro de excelência na produção de conhecimento e, extensivamente, oferecendo os resultados desse conhecimento para o desenvolvimento da sociedade”, frisa.
Ranking das maiores depositantes
A UFMA faz parte da lista das 50 maiores depositantes do país, ocupando o 13º lugar em Patentes de Invenção (33) e Programas de Computador (29), em ambos os segmentos.
Em relação às instituições de ensino superior no Nordeste, a UFMA aparece na terceira colocação, logo após a Universidade Federal de Sergipe, com 39 pedidos, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 52 pedidos.
Segundo a diretora da DTED, Patrícia Machado, liderar em número de depósitos de Programas de Computador é uma prova do compromisso da Diretoria em transformar conhecimento em soluções práticas para a sociedade.
“Essa conquista não apenas consolida a posição da UFMA como uma instituição de excelência no campo da pesquisa e inovação, mas também evidencia o potencial transformador da DTED em impulsionar o progresso educacional e tecnológico em nosso país. Estamos comprometidos em continuar avançando e contribuindo para um futuro cada vez mais tecnológico e inclusivo”, afirma a diretora.
Veja a classificação geral de registros da Propriedade Industrial em 2023