O evento teve como foco a discussão e análise de propostas para novos cursos EAD a serem ofertados no triênio 2024-2026.
Nos dias 8 e 9 de novembro, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) participou do I Seminário Integrador dos Polos UAB-MA, realizado na Casa da Cultura Josué Montello, em São Luís. O evento teve como foco a discussão e análise de projetos e propostas para novos cursos a serem ofertados nos anos de 2024, 2025 e 2026 no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Coordenado pelo Fórum de Coordenadores de Polos UAB do Maranhão (FECOUAB-MA), o evento abordou temas cruciais para a melhoria dos índices educacionais, gestão e infraestrutura dos polos e contou com a presença de representantes das três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado: UFMA, UEMA e IFMA; além da Secretaria Municipal de Educação de São João dos Patos, Secretaria Adjunta de Educação de Barra do Corda e a participação de todos os coordenadores de polos.
“Esse momento foi de uma imersão total, pois nos aproximamos cada vez mais enquanto polos, conhecemos as fragilidades bem como as potencialidades de cada um, pudemos desenhar um diagnóstico acerca dos polos ao qual o Fórum é formado, além de um maior alinhamento entre as IES de nosso estado”, relatou a presidente do FECOUAB-MA, Mellisia Abreu.
Para José Arimateia (professor Zezinho), vice-presidente do Fórum de Coordenadores de Polo, o encontro foi um momento ímpar de trocas de conhecimento e vivências. “Pude compartilhar diversas experiências vividas em meu polo Paraibano, bem como, estreitar os laços entre os mais longínquos polos espalhados pelo estado do Maranhão. Conseguimos, de certa forma, absorver as demandas dos municípios em relação à oferta de cursos já ativos, assim como, para o novo edital da CAPES. Firmamos, ainda, um fluxo de alinhamento mais sólido acerca das atuações das IES em nossos municípios”, declarou o professor Zezinho.
Com 17 cursos de graduação e especialização na modalidade a distância, vinculados ao Sistema UAB, a DTED está presente em 35 polos de ensino no Maranhão. Para a coordenadora UAB/UFMA, Amanda Aboud, o encontro teve como objetivo principal integrar os coordenadores de polo e instituições de ensino, alinhando as perspectivas para EAD no estado.
“O momento da reunião foi muito oportuno, uma vez que a EAD tem sofrido com discursos fora de contexto e pressões sobre a efetividade de seus resultados. Ao reunir as três instituições públicas do Maranhão e todos os polos que recebem os cursos EAD, mostramos força e união para discutir o futuro das ofertas e estratégias para garantir a qualidade desses cursos”, disse.
Dessa maneira, a perspectiva é ampliar o ensino a distância de qualidade no estado, reiterou Aboud. “A partir das discussões foi possível apresentar o portfólio de cursos para os próximos anos e como o papel do polo é importante para alcançarmos as metas de interiorização e formação de professores para ampliar o impacto positivo no desenvolvimento do nosso Estado”, concluiu a coordenadora.