As capacitações abordam o cuidado odontológico qualificado às pessoas com deficiência, gestantes e pessoas que vivem com doenças infecciosas
O número de profissionais odontológicos no país corresponde a cerca de 13% dos profissionais do mundo, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (2018), com mais de 312,4 mil profissionais da área. Isso é um número significativo a nível de país, mas é necessária uma maior atenção no que diz respeito à saúde bucal dos brasileiros.
Apesar do grande número de profissionais, durante muito tempo, houve baixa atenção dos brasileiros quanto aos cuidados com a saúde bucal e, em alguns casos, esses cuidados são mais difíceis de serem contornados por não ser uma prioridade. Pessoas com deficiência, gestantes, pessoas que vivem com doenças infecciosas ou crônicas precisam de profissionais treinados para melhor atendê-los.
Com o aumento na busca por uma saúde bucal plena, é preciso que os profissionais estejam capacitados para os mais diversos públicos e suas devidas condições. Por isso, a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), prorroga as inscrições de diversos cursos para a qualificação de profissionais da saúde com datas até 2023.
Veja todas as oportunidades:
- Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência; matrículas até o dia 30 de março de 2023;
- Cuidado da Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível; matrículas até o dia 9 de fevereiro de 2023;
- Cuidado em Saúde Bucal da Gestante e Puérpera; matrículas até o dia 9 de fevereiro de 2023;
- Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde; matrículas até o dia 9 de fevereiro de 2023
- Cuidado em Saúde Bucal para pessoas em Situação de Urgências Odontológicas; matriculas até o dia 9 de fevereiro de 2023
As capacitações são ofertadas por meio do Ministério de Saúde – com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA.
“Pessoas que já sofrem algum tipo de comorbidade precisam de profissionais qualificados para no atendimento odontológico, pois uma má atenção à saúde bucal interfere diretamente na saúde de todo o corpo, podendo agravar-se para muitos outros problemas”, ressalta a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.
Realize a sua inscrição e conheça mais cursos da saúde no site unasus.ufma.br, na aba “Cursos”.