Curso da UNA-SUS/UFMA alcança cerca de 20 mil matrículas no AVA e aborda o atendimento efetivo no SUS para pessoas com deficiência auditiva

A Comunicação Efetiva é uma das seis metas internacionais para melhorar a segurança do paciente no atendimento em saúde. Quando discutimos sobre isso, as ações mais comuns ficam concentradas no alinhamento de equipes, na estrutura tecnológica e na padronização de informações. Ampliando essas medidas de maneira a considerar a inclusão e a integralidade como norteadoras do cuidado, a UNA-SUS/UFMA prorroga as inscrições, até 11 de agosto, para o curso Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda na Atenção Primária à Saúde. O curso motivou inúmeras matrículas em todo o país, alcançando mais de 19 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA – o SAITEAVA. De acordo com a coordenadora geral da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, a comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva ainda é um desafio.  “Por isso, a oferta visa explorar as possibilidades de comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva, dando visibilidade às práticas mais resolutivas e difundindo o conhecimento com vistas a estabelecer o processo de comunicação mais inclusivo nas ações de saúde”, apontou. A capacitação está centrada, ainda, no atendimento na Atenção Básica, pois ela é considerada o primeiro nível de contato do usuário com o sistema de saúde. “Buscamos capacitar profissionais com foco na diminuição das barreiras de acesso às pessoas com deficiência auditiva às informações e aos recursos ofertados por este nível de atenção, impactando diretamente a eficácia das intervenções dos profissionais de saúde”, observou a coordenadora. Áreas temáticas – Módulo 01: “Surdo-mudo” é coisa do passado: desmistificando a comunicação com a pessoa com deficiência auditiva e/ou surda; Módulo 2: Comunicação, perda auditiva e atenção à saúde da pessoa com deficiência auditiva e/ou surda: uma inter-relação necessária; e Módulo 3: Promovendo mudanças: comunicação inclusiva nos serviços de Atenção Primária à Saúde. O curso é gratuito, 100% online, utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem e é aberto para profissionais de saúde de todo país. Com carga horária de 180 horas, a oferta tem como público-alvo profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, técnicos, acadêmicos e demais interessados. Embora o profissional possua alto domínio técnico-científico, segundo a coordenadora pedagógica, Paola Trindade, caso não consiga desenvolver habilidades de comunicação, suas intervenções serão limitadas. “Por isso, a capacitação busca reconhecer algumas das estratégias de cuidado para a oferta de serviços mais inclusivos na Atenção Primária em Saúde utilizando um ambiente virtual de aprendizagem com acesso a diversos suportes educacionais, como, vídeos, podcasts, infográficos, além de gerenciar conteúdos e materiais complementares de forma ágil e dinâmica”, frisou Trindade. A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). Os interessados podem se inscrever por meio do site unasus.ufma.br e iniciar o curso de imediato.

UNA-SUS/UFMA recebe visita da Coordenadora de Pesquisas da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Kellen Gasque

O encontro promoveu trocas de experiências entre as equipes e perspectivas de novas colaborações técnico-científicas. Com o objetivo de compartilhar experiências e valorização da educação continuada em saúde, a UNA-SUS/UFMA recebeu, na segunda-feira, 15, a coordenadora de Pesquisas da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Kellen Gasque, para dialogar sobre as ações e parcerias entre as instituições. Na ocasião, coordenadores e supervisores da UNA-SUS/UFMA apresentaram projetos, metodologias para potencializar o ensino-aprendizagem nos cursos autoinstrucionais; as práticas administrativas com apoio de tecnologias inovadoras, como a inserção do serviço de análise de dados Power BI; os processos pedagógicos; e as estratégias de comunicação; todos aplicados nas atividades de maneira integrada. “O encontro foi uma excelente oportunidade para promover trocas de experiências entre a equipe da Secretaria Executiva e a equipe da UNA-SUS/UFMA sobre processos de trabalho e, principalmente, sobre as perspectivas para expandi-lo internacionalmente, tanto em termos de pesquisas quanto em relação às ofertas educacionais. O diálogo permitiu identificar os potenciais e os desafios dentro da Rede relacionados a esse objetivo”, relatou a Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Mizraim Mesquita. Para a pesquisadora Kellen Gasque, a interação entre as equipes é importante para manter a conexão e alinhamento das atividades relacionadas à educação em saúde, além de fortalecer laços para parcerias em projetos. “Para mim, foi um momento incrível conhecer uma equipe tão produtiva e inovadora em ações educativas em EAD. Coordenando as pesquisas da Secretaria Executiva, eu sabia que a UNA-SUS UFMA produzia pesquisas muito relevantes relacionadas às suas metodologias, e foi ainda mais enriquecedor conhecer as pessoas responsáveis por elas. Além disso, a coordenadora Ana Emília é bastante acolhedora e aberta para parcerias e colaborações. Saí da UNA-SUS/UFMA certa que faremos muitos projetos juntos, sobretudo na área de saúde bucal”, declarou Gasque. A coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, destacou que a oficina promoveu uma maior interação entre os membros do projeto coordenado pelo Ministério da Saúde, assim como, oportunizou um processo integrado e participativo para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. “Estamos em defesa da educação permanente em saúde e destacamos a força do SUS na parceria entre as instituições. A expansão da educação a distância é um desafio e reiteramos a importância da qualidade dos processos formativos e nas parcerias profícuas para promover as ações e ofertas educacionais, agregando pesquisa, ensino e comunidade em nossas ações”, pontuou. Estiveram presentes ainda no encontro, o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Humberto Oliveira Serra; o analista de TI, Davi Viana; o professor da Universidad de Antioquia (Colombia), Nelson Armando Vanegas; o supervisor de Monitoramento e Avaliação, Juan Paiva; a coordenadora de Projetos, Deysiane Chagas; a supervisora de Produção TI, Rayanne Silveira; a coordenadora de Ofertas, Elza Bernardes Monier; a coordenadora de Pesquisa, Cadidja Dayane Sousa do Carmo; e o coordenador de Comunicação e Design, Bruno Serviliano.

DTED abre processo seletivo para ingresso no Curso de Bacharelado em Administração Pública EAD

São 150 vagas distribuídas entre os polos de Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Dom Pedro e São Luís. A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação, abre Processo Seletivo Especial para Ingresso no Curso de Bacharelado em Administração Pública na modalidade de Educação a Distância (EAD). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 18 a 29 de maio, por meio do Sistema de Seletivos da DTED/UFMA. O edital oferta 150 vagas distribuídas entre os polos de Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Dom Pedro e São Luís. Podem participar do processo seletivo, agentes públicos pertencentes aos quadros da administração pública federal, estadual, distrital e municipal do estado do Maranhão.  Para se inscrever, é necessário comprovar ter concluído o ensino médio ou equivalente, residir em um dos municípios em que o curso será ofertado ou na circunvizinhança por um raio de até 100 km de distância, vínculo como agente público, entre outros requisitos descritos no edital. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um polo de ensino. A seleção e classificação dos candidatos consistirá em análise dos documentos e análise curricular. As vagas são destinadas para ingresso no segundo semestre letivo de 2023.Leia na íntegra o EDITAL Nº 22/2023 – Processo Seletivo Especial para Ingresso no Curso de Bacharelado em Administração Pública, na modalidade de Educação a Distância.

Profissionais da saúde unidos contra a hipertensão: UNA-SUS/UFMA destaca capacitação profissional e os cuidados na saúde cardiovascular

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde precisam estar atualizados sobre as diretrizes mais recentes no diagnóstico, tratamento e monitoramento da doença. No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, uma data que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e as medidas preventivas relacionadas a essa doença silenciosa, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Neste ano, a UNA-SUS/UFMA ressalta os cuidados fundamentais para o diagnóstico e o tratamento adequado dos pacientes hipertensos, além da capacitação Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), cujo material foi atualizado e volta à plataforma de cursos gratuitos sobre saúde – o saiteava.org. A hipertensão arterial é uma condição crônica caracterizada pela elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias. Se não for controlada adequadamente, pode levar a complicações graves, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. De acordo com o documento do Ministério da Saúde “Situação de hipertensão e diabetes no Brasil”, publicado em 2020, estima-se que 34 milhões de pessoas têm hipertensão arterial no país e o percentual de pessoas com hipertensão na Atenção Primária à Saúde, ou seja, o número de pessoas que, entre as cadastradas, apresentam a condição hipertensão, foi de 20,0% no segundo quadrimestre de 2021. No entanto, a hipertensão arterial pode ser controlada por meio de mudanças no estilo de vida, como uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, a redução do consumo de sal e álcool, e a cessação do tabagismo. Além disso, o uso de medicamentos anti-hipertensivos é muitas vezes necessário para manter a pressão arterial sob controle. “Dessa maneira, a capacitação dos profissionais de saúde desempenha um papel fundamental no combate à hipertensão arterial. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde precisam estar atualizados sobre as diretrizes mais recentes no diagnóstico, tratamento e monitoramento da doença, a fim de proporcionar uma assistência qualificada aos pacientes”, ressalta a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira. A educação continuada da UNA-SUS/UFMA é essencial para aprimorar o conhecimento e as habilidades desses profissionais, além de oportunizar o conhecimento acessível a toda a sociedade por meio do curso gratuito e on-line. Além disso, é importante promover a conscientização da população sobre a importância do acompanhamento médico regular e do engajamento ativo no próprio cuidado. A hipertensão arterial muitas vezes é assintomática, o que reforça a necessidade de exames de rotina para aferir a pressão arterial e identificar possíveis alterações. Prevenção e controle – Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; – Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; – Praticar atividade física regular; – Aproveitar momentos de lazer; – Abandonar o fumo; – Moderar o consumo de álcool; – Evitar alimentos gordurosos; – Controlar o diabetes. Capacitação profissional – Com o objetivo de contribuir na qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho das equipes de saúde, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). O público-alvo da capacitação são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site unasus.ufma.br. Com carga horária de 30 horas e ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como avaliação de riscos e vulnerabilidades e o cuidado em saúde direcionado às complicações agudas do Diabetes Mellitus (DM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).  A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). O certificado é gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Dia do Médico Geriatra: UNA-SUS/UFMA celebra data e destaca curso de qualificação que aborda a saúde da pessoa idosa

O curso é gratuito, autoinstrucional e com certificação pela UFMA O Médico Geriatra é o profissional responsável por utilizar uma ampla abordagem para a avaliação clínica de diversas doenças, incluindo aquelas relacionadas ao envelhecimento. No Brasil, onde existem cerca de 30 milhões de idosos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os especialistas em envelhecimento são cada vez mais importantes no atendimento à população.  Destacando a importância da educação continuada dos profissionais de saúde no cuidado à pessoa idosa, a UNA-SUS/UFMA segue com matrículas abertas no curso “Atenção à saúde da pessoa idosa com deficiência“. Essa capacitação é fundamental para os geriatras e outros profissionais de saúde que lidam com o cuidado da pessoa idosa, especialmente, com algum tipo de deficiência, pois, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), cerca de 8,5 milhões de idosos possuem algum tipo de deficiência. O curso oportuniza estudantes a atenderem a população acima dos 60 anos de forma especializada, considerando as necessidades dos usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes inseridos nesse contexto.  Entre os assuntos abordados na capacitação, destaca-se a avaliação multidimensional da pessoa idosa em seus aspectos clínicos, psicossociais e funcionais; o projeto terapêutico singular e o plano de cuidados na reabilitação da pessoa idosa com deficiência; as síndromes geriátricas e a reabilitação da pessoa idosa com comprometimento funcional; as tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa idosa com deficiência; e a reabilitação da pessoa idosa com deficiência nos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde. Com uma carga horária de 60 horas, o curso é gratuito e autoinstrucional. O público-alvo são os profissionais que atuam no SUS e estão envolvidos na reabilitação de pessoas com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas. 16 de maio | Dia do Geriatra – é essencial destacar a importância desses profissionais no cuidado da população idosa, bem como promover a capacitação e o aprimoramento contínuo dos serviços de saúde voltados para esse grupo. A atenção à saúde da pessoa idosa é uma necessidade crescente em nossa sociedade, e o fortalecimento da Geriatria e da Gerontologia é fundamental para garantir um envelhecimento saudável e de qualidade para todos os brasileiros. A Geriatria é uma especialidade médica que se integra à área da Gerontologia, utilizando um instrumental específico para atingir os objetivos da promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos. O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas, adquirindo sua especialização por meio de residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ao ser aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB. Atualmente, 75% dos idosos no Brasil dependem exclusivamente dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros, primeira pesquisa a traçar um perfil das pessoas com 65 anos ou mais e seu acesso à rede de saúde no país. Essa demanda destaca a importância de pensar nos desafios e aprimorar as políticas direcionadas a essa população.  O geriatra utiliza uma abordagem ampla na avaliação clínica, considerando aspectos psicossociais, escalas e testes. Por esse motivo, a consulta geriátrica, em geral, demanda mais tempo. Apesar disso, a Geriatria ocupa apenas o 43º lugar entre as especialidades médicas, representando apenas 0,4% do total de médicos especialistas. No Brasil, existem atualmente 1.405 geriatras em atividade. A média de idade dos médicos geriatras é de 45,2 anos, com um tempo médio de formação de 21,2 anos, sendo 47,8% homens e 52,2% mulheres, de acordo com dados do editorial publicado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto. 

Diretoria de Tecnologias na Educação concede Outorga de Grau a estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado EAD da UFMA

Participaram da cerimônia mais de 80 formandos dos cursos de Física, Química, Pedagogia, Matemática, Computação e Informática, Administração e Administração Pública.  Na noite de ontem, 15, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) realizou a solenidade de Colação de Grau Especial dos Cursos de Graduação de Educação a Distância (EAD) da UFMA, referente ao segundo semestre de 2022. O evento foi transmitido ao vivo no Canal Institucional da UFMA. A cerimônia contou com a presença de mais de 80 formandos das licenciaturas em Física (9), Química (9), Pedagogia (7), Matemática (5) e Computação e Informática (2), e dos bacharelados em Administração (51) e Administração Pública (6).  Estiveram presentes na mesa da solenidade a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira que, na ocasião, representava o reitor Natalino Salgado Filho, a professora Amanda Aboud, coordenadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMA, e a professora Patrícia Machado, chefe da Divisão Pedagógica da DTED/UFMA. O paraninfo da noite, professor Edson Firmino Carvalho, iniciou seu discurso reconhecendo o esforço, a dedicação e o trabalho árduo dos estudantes para alcançar o tão sonhado diploma. “A crise sanitária que assolou o mundo nos últimos anos ressignificou o papel da DTED, cujo trabalho na educação a distância tem se destacado dentro da UFMA e, principalmente, no estado do Maranhão. E essa ressignificação eu estendo a vocês, formandos, que durante os últimos anos trabalharam arduamente para alcançar suas metas pessoais e acadêmicas com compromisso e, principalmente, disciplina. Hoje vocês estão aqui para celebrar esse sucesso após uma jornada de muito aprendizado e dedicação”, proferiu Carvalho.  Com sentimento de gratidão e honrada por representar todos os estudantes, a oradora oficial da cerimônia, Aline Cantanhede, relembrou os desafios no decorrer da jornada e as vitórias alcançadas. “De nada valeria viver se não tivéssemos em nossa frente obstáculos a serem superados, metas a serem alcançadas e sonhos a serem realizados; e vivemos tudo isso nos polos da UFMA espalhados pelo Maranhão. A cada disciplina concluída crescia o desejo de chegar ao fim dessa jornada. Foi na sala de aula, por meio de discussões enriquecedoras, que as nossas mentes foram abertas para novas concepções e novas formas de interagir com o mundo, nos oportunizando absorver o conhecimento necessário para nos tornarmos bons profissionais. Façamos valer o nosso grau, mas, principalmente, nossa consciência”, discursou. A diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, encerrou a cerimônia aconselhando-os a buscar sempre o conhecimento. “Nuca deixe de estudar; mantenha-vos sempre atualizados e dispostos a aprender novas metodologias de ensino e trabalho. Seguimos firmes na missão de oportunizar educação de qualidade ao estado do Maranhão, por isso, não parem na graduação: almejem ainda mais conhecimento com os cursos de especialização e pós-graduação da UFMA. Que vocês possam colocar em prática o conhecimento adquirido na área que escolheram seguir e, sobretudo, com compromisso social com o nosso país”, afirmou a diretora da DTED/UFMA. Assista na íntegra a cerimônia de Colação de Grau EAD da UFMA

Catálogo de Webinários da UNA-SUS/UFMA conta com cinco palestras em diversas áreas da saúde; próximo webinário ocorrerá em junho

Webinário sobre estomia previsto para ocorrer no dia 5 de junho No cenário da saúde, a informação é uma poderosa aliada para a conscientização e a promoção de uma sociedade mais inclusiva. Nesse sentido, os webinários promovidos pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio do programa UNA-SUS/UFMA, têm se mostrado uma importante estratégia para disseminar conhecimento. As discussões abordam temáticas relevantes no campo da saúde, são abertos ao público e transmitidos ao vivo pelo canal “EAD Para Você”, no YouTube. “Por meio dos webinários, buscamos oportunizar aos participantes a troca de conhecimento com palestrantes experientes e especialistas no assunto, a fim de debater ideias e avanços sobre o saber científico dos temas abordados, contribuindo para o aprimoramento das habilidades dos profissionais, bem como seu rendimento e atuação no mercado de trabalho”, ressalta a diretora da DTED/UFMA e coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira. Relembre e assista – Temas como traumatismo cranioencefálico (TCE), autismo, síndrome de Down, pessoa amputada e paralisia cerebral têm sido abordados nesses eventos que buscam educar, construir conexões e sensibilizar o público sobre essas realidades. O traumatismo cranioencefálico é uma lesão que afeta o cérebro e o crânio, resultante de um impacto ou força externa. O webinário “Traumatismo Cranioencefálico: Saúde, Funcionalidade e Qualidade de Vida”, ministrado pela fisioterapeuta Christina Faria (UFMG), abordou temas como: O que é um TCE?; Orientações aos familiares em casos de TCE; Importância da equipe multidisciplinar no diagnóstico do TCE; Principais elementos no comportamento e interação social da pessoa com TCE; e Reabilitação e qualidade de vida pós TCE. Outro tema de extrema relevância é o autismo, uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento. Ao conhecer melhor as características do autismo, a população pode adotar atitudes mais compreensivas e auxiliar na construção de um ambiente mais acolhedor para esses indivíduos. Nesse contexto, o webinário “Transtornos do Espectro do Autismo: entenda os sinais” teve como objetivo desmistificar o universo dos indivíduos que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), abordando três temas centrais: definição, diagnóstico e a importância da equipe multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde. A síndrome de Down, uma alteração genética que ocorre na formação do bebê, é outro tema que ganha destaque nas palestras de saúde. Ao abordar a síndrome de Down, a UNA-SUS/UFMA contribuiu para o fortalecimento da inclusão social e a garantia de direitos igualitários a todos. Assista na íntegra o webinário “Síndrome de Down: O que sabemos e para onde caminhamos?”. Já o webinário sobre Pessoa Amputada abordou as temáticas que contemplem as necessidades e particularidades desse público, as orientações aos familiares, a importância do acompanhamento da equipe multidisciplinar e os principais elementos no comportamento e interação social da pessoa amputada. Com transmissão direto da Espanha, a fisioterapeuta Renata Kelly da Palma discursou no webinário Paralisia Cerebral: um olhar da fisioterapia sobre os principais cuidados para esse público, destacando por faixa etária, e a importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento desse paciente. Próximo webinário – Previsto para ocorrer no dia 5 de junho, o webinário Pessoa com Estomia, que será ministrado pelo professor Juliano Moraes, abordará conteúdos como: aspectos psicológicos das pessoas com estomia, atividades sociais e lazer desse público e cuidados em domicílio à pessoa com estomia. Fique atento aos canais oficiais da UNA-SUS/UFMA (@unasusufma) para não perder as novidades sobre o evento.

Dia da Enfermagem: cursos da UNA-SUS/UFMA promovem qualificação e atualização profissional de enfermeiros e outros profissionais de saúde

Em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem, celebrado na última sexta (12), a UNA-SUS/UFMA parabeniza todos os profissionais que se dedicam diariamente à saúde e bem-estar da população e reforça seu compromisso em contribuir para a qualificação e valorização dessa importante categoria profissional. A profissão milenar tem origem na época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e pessoas com deficiência. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), atualmente existem mais de 690 mil profissionais da área no Brasil, sendo que as mulheres correspondem a 85% da categoria. Nesse cenário, a UNA-SUS/UFMA oferece uma plataforma com inúmeros cursos de aperfeiçoamento a distância na área da saúde, incluindo a enfermagem. Presente em quase 100% do território nacional com projetos inovadores, a UNA-SUS/UFMA é reconhecida pela qualidade de seus cursos e plataformas, pela quantidade de produção científica e pelas inovações tecnológicas e pedagógicas. Diversidade de conteúdo, inúmeros recursos educacionais e ofertas gratuitas disponíveis em todo o Brasil ao alcance das mãos, a UNA-SUS/UFMA oferece cursos de qualificação na área de Queixas Comuns na Atenção Primária à Saúde, cuidado e atenção à saúde da pessoa com deficiência, acolhimento, gestão em saúde, saúde bucal, entre outros; todos com foco nas principais demandas do dia a dia nos serviços de saúde.  Campanha “Nossos enfermeiros, nosso futuro” – Com o objetivo de fomentar discussões e compartilhar conhecimentos para avançar no acesso, disponibilidade e qualidade dos profissionais de enfermagem na Região das Américas, o Dia Internacional da Enfermagem é uma importante data no calendário de saúde mundial. Para o ano de 2023, o International Council of Nurses (ICN) escolheu como tema “Nossos enfermeiros, nosso futuro”, para a campanha do Dia Internacional da Enfermagem, que busca discutir o que a enfermagem precisa agora e no futuro para enfrentar os desafios globais de saúde e melhorar a saúde para todos. Veja todos os cursos disponíveis para matrículas no site unasus.ufma.br. 

Destaque UNA-SUS/UFMA: cursos sobre saúde bucal ultrapassam mais de 70 mil matrículas no AVA e têm inscrições prorrogadas

Os cursos seguem abertos até 11 de agosto. O início das aulas é imediato! Para auxiliar profissionais de saúde a lidar com diversos aspectos da saúde bucal na Atenção Primária, a UNA-SUS/UFMA prorroga as inscrições para quatro cursos autoinstrucionais sobre o tema. As capacitações obtiveram números expressivos no ambiente virtual de aprendizagem, somando mais de 70 mil matrículas no SAITEAVA.ORG. O público-alvo das ofertas são profissionais e estudantes de odontologia, além dos demais interessados na temática. Conheça e inscreva-se nos cursos: Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas A capacitação trata sobre a organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência no cotidiano da assistência odontológica e das demandas espontâneas, entendendo o processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde. Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde O curso tem como objetivo compreender a promoção do cuidado em saúde bucal na Atenção Básica, bem como identificar as especificidades no manejo da Pessoa com Deficiência (PCD) nessa linha de atenção, de modo a oferecer assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada a essa população. Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas Aborda o acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, a inserção da assistência à saúde bucal na Rede Cegonha, na perspectiva da compreensão da estruturação dos serviços e da assistência odontológica, bem como o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde voltado para essa linha de cuidado. Cuidado em Saúde Bucal da Pessoa com Doença Infecciosa Transmissível As doenças infectocontagiosas possuem uma alta prevalência nos serviços de saúde, sendo necessário que os profissionais que atuam em saúde bucal estejam aptos a reconhecer sinais e sintomas sobre os principais agravos infectocontagiosos endêmicos e epidêmicos relevantes no Brasil com repercussão bucal, assim como as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde para orientação aos usuários. Diferentes abordagens – As capacitações buscam compreender e estruturar os serviços de assistência odontológica e o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado. Para a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, as ofertas atendem com excelência o trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, impacta de forma positiva a saúde do país.  “Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD, oportunizamos que às pessoas atuem como multiplicadores de conhecimento qualificados na área de odontologia, enfatizando o cuidado especializado e integrativo no Sistema Único de Saúde”, observou Ana Emilia, que também é coordenadora da UNA-SUS/UFMA.   Gamificação – Os cursos ainda possuem estratégias de gamificação ambientadas para dar suporte ao desenvolvimento educacional como, por exemplo, a disponibilização do serious game chamado Dental Case, disponível nas plataformas Android e iOS. Dentro do jogo, ao efetuar o atendimento, o usuário realizará anamnese, exames físicos, diagnósticos e recomendações de tratamento visando o melhor desfecho para a saúde do paciente. A ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da DTED/UFMA, e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

Diagnóstico funcional é tema abordado no curso “Atenção a pessoa com Lesão Medular” disponível na UNA-SUS/UFMA

A medula espinal é uma estrutura fundamental para o nosso sistema nervoso, responsável por transmitir informações sensoriais e motoras entre o cérebro e o resto do corpo. Quando ocorre uma lesão medular, seja por trauma ou por doença, a pessoa pode perder parte ou toda a sua capacidade de movimento e sensibilidade, o que pode ter um impacto significativo em sua qualidade de vida e autonomia. Por essa razão, é crucial que os profissionais de saúde conheçam as melhores práticas para o diagnóstico, tratamento e reabilitação da lesão medular. A UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, traz em seu catálogo de cursos a distância e autoinstrucionais a oferta “Atenção à Saúde da Pessoa com Lesão Medular”.  Com carga horária de 30 horas e sem a mediação de tutores, o curso sobre lesão medular visa capacitar os profissionais de saúde a lidar com essa complexa condição, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos para uma abordagem integrada e multidisciplinar. Entre os tópicos abordados pelo curso, destaca-se o diagnóstico funcional da lesão medular, realizado segundo a padronização internacional determinada pela American Spinal Injury Association – ASIA. O exame neurológico deve ser realizado de acordo com o protocolo da ASIA, que avalia a força motora, a sensibilidade e os reflexos do paciente. Durante a fase de choque medular, que pode ocorrer em casos traumáticos, pode haver ausência de reflexos, sendo impossível durante este período predizer se a lesão é completa ou incompleta. A volta dos reflexos marca o fim do choque medular, momento em que o exame neurológico deve ser repetido para determinar o grau (completo ou incompleto) e nível (sensitivo e motor) da lesão medular. Além do diagnóstico, o curso também aborda os tratamentos de urgências e cirúrgicos, as consequências da lesão medular e a importância do acompanhamento psicológico para o paciente e sua família. A reabilitação é outro ponto crucial na assistência à pessoa com lesão medular, visando maximizar a sua funcionalidade e independência. A classificação funcional (ASIA) é uma ferramenta importante para avaliar o nível de lesão medular e orientar o planejamento da reabilitação. Dessa maneira, a capacitação busca apresentar aos profissionais de saúde os conceitos, as causas, os tratamentos e a assistência à saúde da pessoa com lesão medular, bem como as principais orientações para o cuidado e reabilitação no contexto da Atenção Primária e Especializada à Saúde (Urgência e Emergência). É uma oportunidade para atualizar conhecimentos e aprimorar as habilidades na abordagem da lesão, visando oferecer uma assistência de qualidade e um cuidado humanizado para as pessoas com essa condição. O público-alvo da capacitação são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação. As inscrições poderão ser feitas através do site unasus.ufma.br de forma gratuita. O curso tem início imediato.